![]() |
Castelo de Santa Severa |
Não é todo dia, nem em todo lugar que você encontra um castelo à beira mar...pé na areia, mesmo!!! E é aqui que muitos romanos vem pegar uma praia e fugir do calor sufocante de Roma!
Rica em patrimônio arqueológico, essa região era chamada Pyrgi, um dos principais portos comerciais do Mediterrâneo nos séculos VI - VII a.C. Daqui saiam os navios de Caere, antiga Cerveteri. Sobre o mar, acariciados pelo vento e pela maresia, se orava nos templos dedicados à Uni, a suprema deusa do Pantheon etrusco e à Astarte.
Os templos, desgastados pelo tempo e submersos pelo mar, deixaram aos arqueológos precisosos objetos, como as três lâminas de ouro com inscrições, onde se pode compreender a língua etrusca.
Depois dos etruscos vieram os romanos e Pyrgi foi transforamada numa fortaleza para o controle do tráfego marítimo.Foi nesta praia, no entorno da cidade, durante o Império de Diocleziano (284 -305 d.C), que acontece o martírio de Santa severa, a quem foi dedicada a igreja paleocristiana, que pode ser vista dentro do Castelo.
Reaberta depois de 10 anos a Manica Lunga, edifício na Piazzale delle Barrozze, ao lado do Castelo de Santa Severa, dedicado aos objetos da época etrusca provenientes das escavações de Pyrgi , entre eles a Testa di Leucotea, a "deusa branca" que pertence ao Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia.
Para saber mais: museosantasevera.org
Abertura 2017: 25 de Abril
Como chegar: Estação Trastevere - trem com destino a Cività Vecchia. Desça em Santa Severa e siga as placas para o Castelo Santa Severa. Tempo de viagem: 50min. Ao chegar informe-se sobre o horário de retorno do trem.
Dica: vá de biquini para aproveitar o dia na praia. Há cadeiras e guarda-sol para alugar e alguns bares/restaurantes na praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário