quinta-feira, 3 de março de 2016

Palácio Altemps... além do tempo!

O Palácio Altemps faz parte dos Museus Nacionais Romanos e está entre os mais bonitos de Roma, na minha opinião. Você quer algumas razões para visitá-lo?! Vamos, lá: no primeiro domingo  de cada mês o Museu é aberto ao público, não tem desculpa de ter que pagar, ser caro, etc., segundo, ele é super bem localizado, ao lado da Piazza Navona e terceiro, possui coleções de arte grega, romana e egípcia, que você não vai encontrar em outro Museu.







O palácio deve seu nome ao Cardial de origem alemã,  Marco Sttico Altemps, que o adquiriu no século 16 e fez dele sua moradia romana, iniciando uma coleção de obras de arte.  Mais tarde, foi sedido à Santa Sede, usado pelo Pontifício Colégio Espanhol.

O edifício possui importantes coleções de Antiguidades e também obras egípcias. Em algumas salas, ricamente pintadas com afrescos, é possível admirar esculturas gregas e romanas que pertenceram, nos séculos 16 e 17, à várias famílias da nobreza romana.


O núcleo mais importante é formado pela Coleção Boncompagni Ludovisi, junto com a Coleção Mattei e Del Drago e de algumas obras de arte da família Altemps.


As esculturas são representadas, de forma ostentosa, marca registrada daquele tempo e foram restauradas por artistas como Bernini, Alessandro Algardi e Ippolito Buzio.

Coleção Boncompagni Ludovisi


FOTOS: Galata suicida,  il sarcofago cosiddetto “Grande Ludovisi”, il Trono Ludovisi e l’Ares Ludovisi.


















A sessão dedicada à Coleção Egípcia constitui um testemunho dos mais significativos da difusão dos cultos egípcios em Roma. De recente aquisição é a bela estátua de Artemide Efesia, encontrada em 2009 nas escavações arqueológicas durante o trabalho de manutenção da rede viária de tram na Via Marmorata.




O edíficio conserva boa parte dos afrescos e das decorações originais, como dentro da pequena igreja dedicada ao Papa Sant´Aniceto







Somente em 1982, o Ministério dos Bens Culturais adquire o Palácio e após um longo restauro é inaugurado como Museu, em 1987.

Veja também o vídeo:



Para saber mais:
Museu Nacional Romano/Palazzo Altemps: Piazza S. Apollinare, 46
De terça à domingo 9h - 19h:45 ( Bilheteria fecha às 17h)
Ônibus 70 - 81- 87 - 30 (lembre-se, o Museu se localiza perto da Piazza Navona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário