quarta-feira, 17 de junho de 2015

This is Food!

food truck, mangiare, Roma, itália,

Foodie - conhece esso termo?! Eu não conhecia, até vir morar em Roma! "Vida de foodie é intensa, cheia de compromissos e rica de satisfação! Moral e material!!!" Assim, começa o Guia Foodies 2014 do Gambero Rosso.

"Se no início foodies era o termo que identificava apaixonados por comida e vinho, que procurava o bom, onde quer quer fosse, em cima de uma montanha, ou debaixo de casa, agora o horizonte se ampliou! Graças a uma maioria consciente! Foodie é hoje, um estilo de vida, um modo de ser e de oferecer, fruto de uma atenta análise da realidade.", diz o Guia.



É cada vez maior o número de eventos de gastronomia, com esse novo olhar, novas propostas, releituras, novidades e tradição, onde o carro chefe é o cibo di strada, como se diz aqui, o street food, sendo a pizza al taglio, seu ícone!

Entre 29 e 31 de maio, participamos do evento THIS IS FOOD, um festival para os foodies de plantão, num lugar privilegiado de Roma, a Officine Farneto, localizada atrás do Foro Italico.
Onze restaurantes estavam presentes, além da Escola Les Chefs Blancs, com curso de cozinha , área kids, etc, DJ Set,  o projeto Container, que dá espaço para as mais originais Start up de alimentação e aos aspirantes a novos empreendedores da cena gastronômica italiana, que estavam disputando, seu lugar ao sol!  E um furgão de gelato artesanal, o Frigo, supervintage!!

Restaurantes participantes:

Frigo

Container #1
Frysell apulian urban food (vencedor)

Container #2
Stick stock

O que acho legal nos eventos aqui, é que eles tem uma moeda local para comprar os produtos, você troca seus euros, por uma moeda ou crédito. No This is Food, 1 crédito = 1 Euro.

Começamos com um bom bichieri de vinho branco Terre dei Rutuli e em seguida, experimentamos os mini suplis (salgado de risoto com recheios diversos) da Pastella, os ravioles fritos da Mariolina, almôndegas do All bi One, depois tivemos que provar o frango frito do Stick Stock e, não podia faltar a pizza do Bonci!!! Hummm...tudo maravilhoso!! E para terminar, um sorvete do Frigo!

food truck, mangiare, Roma, itália,

food truck, mangiare, Roma, itália,

food truck, mangiare, Roma, itália,


food truck, mangiare, Roma, itália,

food truck, mangiare, Roma, itália,

food truck, mangiare, Roma, itália,

food truck, mangiare, Roma, itália,

food truck, mangiare, Roma, itália,

Preços:
à partir de 2 Euros, Gaspacho alla Matriciana do Porto Fluvial, 5 Euros, degustação de ravioles fritos diversos (deliciosos!!) da Mariolina, 8 Euros, drinks diversos do The Barber Shop

"...Os dados falam claro: o turismo enogastronômico é o único setor em que a Italia é imbatível (+ 12% em 2013), são mais de 24 milhões de euros gastos por turistas italianos e estrangeiros com pasta, entre restaurantes, pizzarias, tratorias, agriturismo. E se comer e beber tem um valor agregado nas férias mande in Italia, uma oferta cada vez maior de produtos para um público consciente e exigente, que quer tocar, conhecer a história do lugar, onde e como foi produzido, etc. Por sorte, produtores e donos de restaurantes se deram conta da demanda do exército dos foodies. Parece uma banalidade mas é a chave de volta para fazer o alimento e o vinho, um recurso invencível!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário