terça-feira, 2 de junho de 2015

Giuseppe, Gianicolo e Jep!

Seguindo os passos de Jep Gambardela, personagem do filme 'La grande belezza', sai em direção ao Gianicolo, um dos lugares mais bonitos de Roma, ainda pouco conhecido pelos turistas. O Gianicolo está localizado entre o bairro Trastevere e vai até a Basilica de San Pietro.

O filme La grande belezza, começa aqui, na Fontana Acqua Paola, na minha opinião, lindíssima!!

Mas antes, de chegar propriamente no Gianicolo, uma paradinha para visitar o Museu da República Romana e da História Garibaldina. Ele é um dos oito Museus Cívicos de Roma, por isso a entrada é free e lá você pode conhecer, através de material histórico, artístico e multimídia, os lugares das batalhas em Roma e seus protagonistas, sendo o principal deles, Giuseppe Garibaldi e seus soldados.

Museu da República Romana e da História Garibaldina
Giuseppe Garibaldi
Anita Garibaldi
"Nós amamos a vita, mas pelo bem das futuras gerações escolhemos morrer"
(tradução livre)
Museu da República Romana e da História Garibaldina
Museu da República Romana e da História Garibaldina
Museu da República Romana e da História Garibaldina
Depois do Museu, desci em direção à Fontana Acqua Paola, também chamada carinhosamente de Fontanone, de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade!! A Fonte está no final do aqueduto ativado por Paulo V Borghese, de onde vem o seu nome, para abastecer Trastevere, que até então, só contava com á agua de poços e do Rio Tevere. Antigamente a água vinha do Lago di Bracciano e movia os moinhos de Roma.

Esta fonte foi construída pelo arquiteto Flaminio Ponzio, com a colaboração de Giovanni Fontana,entre 1610 e 1612. O material veio da antiga Basílica de San Pietro e do Templo de Minerva, no Foro de Nerva.


Fonte di Acqua Paola
Fonte di Acqua Paola
Descendo em direção à Embaixada da Espanha, encontra-se este Monumento aos Heróis de Guerra.

Monumento aos Heróis da II Guerra
Descendo mais um pouquinho, se chega à Igreja de San Pietro in Montorio, onde reza a lenda que é o local onde Pedro foi crucificado. A igreja que vimos hoje, foi construída no final do século XV, pelos reis da Espanha, onde já havia uma outra igreja.

Ao lado de San Pietro in Montorio, uma verdadeira jóia da arquitetura italiana do Renascimento, o Tempietto de Bramante, o mesmo arquiteto que projetou a Basílica de San Pietro. Para visitá-lo é preciso acompanhar a programação da Academia da Espanha, situada ao lado. Ele também aparece no filme!

Chiesa di San Pietro in Montorio

Tempieto di Bramante
Tempieto di Bramante
Estátua de San Pietro no Tempieto di Bramante
Retornei à Fonte e segui em direção a uma rua muito arborizada, que leva à Piazzale Garibaldi, onde se vê este monumento. Próximo dali, um canhão, todos os dias, às 12 horas, dá um tiro por 3 soldados,  acontece desde 1904, e foi o Papa Pio IX que instituiu esse tiro de canhão, para evitar confusão de horários, em 1846. Antes, o tiro de canhão era no Castel S'Angelo.

Monumento a Giusepe Garibaldi
Monumento a Giusepe Garibaldi
Roma vista do Gianicolo
Canhão do Gianicolo


Para saber mais:

Chiesa di San Pietro in Montorio: www.sanpietroinmontorio.it

Museu da República Romana e da História Garibaldina: www.museodellarepubblicaromana.it


Nenhum comentário:

Postar um comentário