terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sob o sol da Costa Amalfitana!

Ciao a tutti! Já são 2 meses desde a última postagem! Julho e agosto foram uma loucura, pois são as férias dos italianos... verão, mar,  amigos, passeggiate, muitos acampam, outros aproveitam os vôos low cost e vão para países vizinhos, mas,  a maioria dos romanos se mudam para a praia!!!
Quem fica em Roma?! Alguns turistas, pouquíssimos moradores e quem trabalha com turismo.

Essa é só uma introdução para desculpar minha ausência e para falar um pouco das fugidinhas, que conseguimos fazer nesse período, uma delas para conhecer a Costa Amalfitana, que é o tema desse post!

Amalfi, Costa Amalfitana, Furore, Maiori, Minori, Positano, Praiano, Ravello, praia, itália,

Em julho conseguimos uma promoção de aluguel de carro no Aeroporto de Fiumicino por 15 Euros a diária, imperdível!

Para conhecer a Costa Amalfitana, a melhor maneira é de carro, pois você tem a liberdade de parar onde quiser, entrar nas cidades, descer numa praia, etc. Outras maneiras são: comprar um tour básico de 3 ou 4 dias pela Costa, alugar uma bicicleta elétrica ou Vespa ou ainda circular com o ônibus Citysightseeing, o famoso ônibus vermelho de dois andares, que percorre as ruas de Roma e das principais capitais européias. Sim, ele também está aqui na Costa Amalfitana e não sei como, consegue fazer aquelas curvas sinistras... fechava os olhos a cada encontro com ele!!

Saímos de Roma com destino a cidade de Salerno, uma cidade grande, universitária e industrial. Seguimos a estrada sentido Napoli e depois Salerno, não fomos pela Costa para chegar mais rápido e por que deixamos para fazer a Costa na volta, com calma. Nesse dia fomos dar uma volta na cidade e comer alguma coisa.

No segundo dia em Salerno, fomos conhecer as ruínas da Paestum, importante sítio arqueológico da Magna Grecia, localizado no Parque Nacional de Cilento, há 60 km de Salerno, fomos pela beira mar, curtindo o visual das praias e admirados pela quantidade de campings. Paestum é enorme, com alguns templos muito bem conservados, que lembram muito o Vale dos Templos em Agrigento, na Sicilia. Visitamos o Museu e depois seguimos para as ruínas. O dia estava muuuuito quente para circular pelo sítio, sempre íamos procurando sombra onde pudéssemos dar uma paradinha. Paestum fica aberta até à noite no verão e deve ser bem melhor fazer o passeio no fim da tarde, como fizemos na Sicilia. Na volta para Salerno, paramos para um delicioso mergulho no mar.

Amalfi, Costa Amalfitana, Furore, itália, Maiori, Minori, Positano, praia, Praiano, Ravello

No dia seguinte saimos cedo em direção à Praiano, passando por Maiori e Minore, duas praias lindas e subimos para Ravello, no alto, onde se vê as plantações de limão siciliano em todas as encostas onde é possível plantar um limãozinho!! Ravello é linda, te uma vista maravilhosa do Mar Tirreno,Villas privadas para visitar, lojinhas, restaurantes, igrejas e bons hotéis. Vale muito à pena uma parada para conhecer Ravello e se tiver tempo, dormir uma noite!

A próxima parada foi Amalfi, onde paramos para conhecer o centrinho e o Duomo di Sant'Andrea Apostolo, cuja Basílica data de 833.

Em Amalfi chegam turistas por terra e pelo mar, vindo das cidades vizinhas e até de Salerno. O porto é bem movimentado e de lá também saem passeios para Capri e Gruta do Esmeraldo, menos famosa.
Seguimos pela estrada e a cada kilômetro, um visual de tirar o fôlego!! Ao longe a vista de Positano, a cidade encravada na montanha, uma paisagem única! Mas nosso destino era Conca dei Marini, onde íamos passar a noite.

Fizemos o check in no Hotel e descemos para a praia, não via a hora de finalmente mergulhar naquele azul! Uma praia pequena, de pedras e água transparente. Três restaurantes dão conta do movimento intenso de pessoas e lanchas rápidas chegavam e saiam para passeios por outras praias. Depois do mergulho, pedimos algumas porções de frutos do mar, e uma birra Nastro Azzurro bem gelada! Que dia delicioso, estamos na Costa Amalfitana!! Não saímos do Hotel e nem precisava, a vista era maravilhosa!!

Após o café da manhã caprichado, fizemos o check out , tristes de deixar aquele cantinho tão especial.Vontade de passar dias, lá!!

Nossa primeira parada foi o Canyon do Furore, que havíamos visto na internet. Primeiro passamos e vimos o Canyon da estrada, viramos o carro e voltamos para tentar achar um lugar para estacionar. A presença de um policial ali, indicava multa na certa para quem parasse na estrada. Deixamos num restaurante, após jurar que ficaríamos apenas uma hora. Que lugar lindo!! Um canyon, estreito com uma praia minúscula,que já recebia os primeiros banhistas, que chegavam para garantir um lugar ao sol! Um mergulho, fotos e voltamos, como prometido.

Próxima parada: Positano! Saimos da estrada e começamos a subir, subir e entramos na cidade. Estacionamos o carro na rua e descemos tudo à pé, até chegar no centro e na praia. Muuuuuita gente indo para a praia, chegando de barco e pra ajudar, um calor horrível!! Fizemos algumas fotos, tomamos um gelato e retornamos pro carro. Vamos voltar numa outra época, quando estiver vazia e menos quente, pois a cidade é realmente uma graça, cheia de ruazinhas charmosas pra se perder, lojas bacanas e saída para Capri, que não faremos dessa vez.

Seguindo viagem , resolvemos ir para Sorrento e assim conhecer os dois Golfos: o de Salerno e do Napoli. Num domingo de verão, onde estavam todos?!! Na praia, lógico e depois de buscar algum bar de praia na internet fomos dar um mergulho e almoçar, antes de voltarmos para Roma. Nossa dead line era retornar às 16h e lá fomos nós, direto para Fiumicino entregar o carro.
Costa Amalfitana em um palavra: bellìssima!!!