sábado, 28 de novembro de 2015

La Sapienza, imigrantes italianos e muitas histórias!

Sempre gostei do ambiente universitário, quando criança eu adora andar pelos corredores e jardins da FAL - Faculdade Auxilium de Lins, a cidade onde nasci. Meu pai estudou e deu aulas nessa Faculdade por muitos anos. Era uma faculdade católica e havia muitas freiras, que davam aula, também! Muitas delas, se tornaram amigas do meu pai e me mimavam cada vez que eu ia lá!

Mas hoje vou falar da Sapienza - Universidade de Roma - que conheci no início desse mês de Novembro.


Entrada da Universidade


A Sapienza é uma universidade pública e uma das universidades italianas mais antigas. Nasceu da vontade do Papa Bonifácio VIII, que em 20 de Abril de 1303 instituiu em Roma o Studium Urbis.
Com quase 130 mil estudantes inscritos em 2010, é a maior universidade da Europa e a 44ª do mundo. Oferece 11 Faculdades e muitos departamentos de Pesquisa e Extensão.

Fui conhecer a Sapienza, por causa de um livro: "Nel Solco Degli Imigranti - i vitigni italiani alla conquista del mondo", da Professora Flavia Cristaldi. Marcamos um encontro em seu Departamento e conversamos sobre os imigrantes italianos, a sua viagem e pesquisa no Sul do Brasil e sobre minha família. Levei o livro "In cerca delle radici", escrito pelo meu pai, sobre a origem dos Checons.
Foi uma conversa superagradável!

Capela da Sapienza

"Túnel da Sabedoria"









No mesmo dia a Profª me levou à Biblioteca de Geografia para ver a Mostra " L'emigrazione italiana in un bicchier di vino. Tra viti, vini e culture", que seria aberta dia 5 de Novembro.

Profª Flavia e eu







Piazzale delle Minerva/ Reitoria





Dois dias depois, retornei à Sapienza, à convite da Professora Flávia, para a apresentação do seu livro na Sala Odeion, um lindo auditório em forma de Teatro!







Para saber mais: www.uniroma1.it

Endereço - Piazzale Aldo Moro, 5 - San Lorenzo ( bus 492 ou tram 3 parada Verano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário