domingo, 31 de janeiro de 2016

A cúpula que não é cúpula!

Quer conhecer algo bem inusitado em Roma?! Se você estiver na Via del Corso, sentido Piazza del Popolo entre à esquerda na Via di Caravita até a Piazza San Ignazio, ali você vai encontrar a Igreja Barroca de San Ignazio Di Loyola. Construída entre 1626 e 1685, é dedicada ao Fundador da Ordem dos Jesuítas e por isso, muito admirada por quem estudou em colégio jesuíta. Está é a segunda Igreja, a original, se localizava no Colégio Romano, nos arredores.


Você irá se surpreender com o teto dessa Igreja, é realmente muito bonito, gastei um bom tempo, admirando-o, ele representa a entrada de San Ignazio no Paraíso. Os afrescos são de Andrea Pozzo, pintados em 1685. Depois segui pelas capelas laterais, com esculturas lindas! E também está exposta a maquete do Templo de Cristo Rei, obra do marceneiro Napolitano Vicenzo Pandolfi, que quis representar um templo único que unisse todas as igrejas em Cristo.




Mas o mais interessante está sobre o altar principal da igreja: a sua cúpula! Caminhe até bem próximo da cúpula e observe bem! A cúpula não existe de verdade, ela é uma pintura!! Era para ser uma obra temporária, mas por falta de fundos, o jesuíta Andrea Pozzo a pintou em óleo sobre tela. A perspectiva ficou tão perfeita, que a pintura de 1685 está lá até hoje.



Caminhe pra direita... pra esquerda e veja que interessante, como a abertura da cúpula, muda de lugar! É perfeita!!!
Roma sempre surpreende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário