domingo, 22 de março de 2015

A Baviera é aqui!

Nunca tinha ouvido falar da Franconia, uma pequena região ao Norte da Baviera, esta sim, mais conhecida pelo nome.

De 20 a 22 de março, na bela Villa Torlonia, aconteceu a FrankenBierFest, uma festa para os amantes da cerveja artesanal, onde com 5 euros, você ganhava um copo de 500 ml, para saborear quantos tipos diferentes, você e seu cérebro aguentassem, o Guia das cervejas e 1 gettone, a moeda local, equivalente a 1 euro. Para comprar as cervejas, você trocava euros por gettoni, e funcionava assim: 1 gettone de cerveja (1/4 do copo), 2 gettoni (meio copo) e 5 gettoni (copo inteiro).


Essa pequena região é o verdadeiro coração da tradição alemã, na produção de cervejas artesanais. A Alta Franconia (Oberfranken), particularmente, é a região com a mais alta concentração de cervejarias artesanais do mundo, passando de trezentas cervejarias, num raio de poucos quilômetros. A maior parte da produção é conduzida por famílias durante séculos, com uma produção limitada e destinada quase que exclusivamente aos habitantes dos pequenos e pitorescos vilarejos da região.




São quase 200 produtores que sobrevivem  até hoje na Oberfranken, cerca de 300 se contarmos todo o resto da Franconia, prontos a nos conduzirem por uma viagem de sabores, que pode mudar nossa percepção de cerveja, descobrindo o que, nessa região, faz parte da vida quotidiana dos seus habitantes, por séculos!




Experimentei a Lager, Keller, Ipa, Rauchbier Märzen,etc...deliciosas!

Fui até a Baviera e voltei!!!

Para saber mais: www.frankenbierfest.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário