domingo, 29 de março de 2015

Seguindo os passos de Jep

Chegamos em Roma com a idéia de visitar os lugares por onde o personagem Jep Gambardella, no filme La Grande Bellezza, (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Ganhador do Globo de Ouro em 2014) percorre nas ruas de Roma.

Foi por isso, que neste sábado ensolarado, partimos em busca do Giardino degli Aranci ou Jardim das Laranjeiras, no Monte Aventino.

O Giardino degli Aranci é na verdade um Parque, chamado Savello, com cerca de 8 mil m². Este Parque pertencia aos terrenos da família Savelli e fica ao lado da Basílica de Santa Sabina.

O Giardino é obra do arquiteto Rafaelle de Vico, em 1932 e é repleto de árvores de aranci amara, um tipo de laranja amarga, que também se vê muito pelas ruas de Roma, algumas pessoas experimentam.

Saindo do Circo Massimo, seguimos as placas das Igrejas de Santa Sabina, San Alessio e San Anselmo, 10 minutinhos de subida e chegamos!

    

Passamos por um portão fechado, pois a entrada era logo mais à frente, na Piazza Pietro d´Illiria, ao lado da Fontana abaixo. Entramos pelo portão certo e nos deparamos com muitos pés de laranja, carregados!! Seguimos até o Mirante, de onde se tem uma vista maravilhosa de Roma!!




Um programa bem legal que os romanos adoram fazer!! Conversei com um casal que mora aqui e eles disseram que vão sempre lá! O Mirante estava cheio de jovens, apenas curtindo o visual, enquanto um músico tocava sua guitarra e cantava rock italiano! Perfeito!!

    



Esta é a Igreja de San Alessio, linda, em tons pastéis de rosa e azul. Muito delicada!





A poucos metros dali, encontra-se o famoso  Buraco da Fechadura, no portão da Villa do Priorato dei Cavalieri di Malta, de onde se pode ver, nada mais, nada menos do que a Cúpula de San Pietro, o Vaticano. Até que a fila estava pequena e lógico, aproveitamos para olhar também!! 


 

E não é conseguimos fotografar a Cúpula?!!


E frente aos portões, está a Igreja de San Anselmo all'Aventino, onde todos os dias, às 10h15 e 20h30 tem Canto Gregoriano.



Essas igrejas são as preferidas dos romanos quando vão se casar e quando se está apaixonado, o Giardino degli Aranci, é um dos primeiros lugares, onde os casais apaixonados vão passear. Li isso no livro Um Amigo Romano, de Luca Spaghetti, personagem do livro "Comer, Rezar, Amar", de Elizabeth Gilbert.

Depois seguimos a pé para Testaccio, mas isso eu vou contar em um outro post.

Filme: A Grande Beleza - Itália, 2013
Direção: Paolo Sorrentino


Nenhum comentário:

Postar um comentário