sábado, 4 de abril de 2015

Caminhada por Testaccio

Pergunte para algum romano onde se come bem em Roma e ele vai te responder: em Testaccio!! Então, sempre damos uma volta por lá, já que moramos no bairro vizinho, separado apenas, pelo rio Tevere.

Testaccio é um dos bairros mais tradicionais de Roma, conhecido por abrir o antigo Matadouro, de 1800 e outros prédios públicos, hoje desativados ou transformados em espaços culturais, como o próprio matadouro, que hoje, além de abrigar a Faculdade de Arquitetura da Universidade Roma Tre, abriga o MACRO Testaccio, Museu de Arte Contemporânea de Roma e espaços para Mostras, Escola de Música, além da Cidade de Outra Economia, Città dell'Altra Economia.

Até o século 19, funcionava o Emporium, nas margens do Tevere, o maior porto fluvial da Roma Antiga, construído em 193 a.C,  por onde chegavam as mercadorias desembarcadas no Porto de Ostia e é possível ver suas ruínas da Ponte Suplicio, em frente a Piazza dell'Emporio.

Começamos nosso passeio pela Piazza Testaccio, o coração do bairro, seguimos para a Piazza Santa Maria Liberatrice, com a sua bela igreja e como chegamos com fome, fomos direto ao Trapizzino, experimentar esse Street Food, que vive lotado, com gente comendo na calçada, tomando uma cerveja e se aquecendo no sol!


Trapizzino é uma massa superleve, com recheios deliciosos, de carne cozida, berinjela à parmeggiana, vegano, etc que você escolhe o sabor e o Chef prepara rapidinho prá você. Tem fila para comer o Trapezzino, mas vale super à pena e custa só 3,50 euros.




Depois seguimos para o Nuovo Mercato di Testaccio, uma outra parada obrigatória no bairro. Sábado à tarde, os Box ficam lotados, Street Food aqui também faz muito sucesso, não é por menos, com esses produtos maravilhosos, até um simples Panini, fica divino!!


Sábado é dia de ponto de encontro no Mercado, as pessoas se encontram para tomar um vinho (2,50 euros a taça), bater papo e comer, óbvio!!
No Box Dess'art, comemos arancini (bolinho de risoto recheado) e cannoli sicilianos, muuuuito bons!!!
Em frente ao Mercado, está o Antigo Matadouro, onde até o dia 26 de Abril, está acontecendo a Mosta SenzAtomica, uma mostra multimídia superinteressante, sobre desarmamento nuclear.



Saindo da Mostra, entramos na Città dell'Altra Economia (CAE), onde estava rolando um Festival Food Truck, ao ar livre, com música e muitas opções para comer. Famílias com crianças sentadas na grama tomando sol, filas nos traillers, música ambiente, tinha alguma coisa de Woodstock e Fórum Social Mundial no ar!! Me lembrei do FSM de 2002 em Porto Alegre!








Para saber mais:

www.senzatomica.it

www.cittadellaltraeconomia.org

www.trapizzino.it

www.dessart.it


Nenhum comentário:

Postar um comentário