domingo, 17 de maio de 2015

Bem vindos à mágica Calcata!

Uma imagem que vi de Calcata, ficou gravada na minha cabeça: um antigo borgo, todo em pedra, em cima de uma montanha... fiquei com muita vontade de conhecer!


Acordamos sábado de manhã e pegamos um ônibus até o metrô, depois o trem, depois outro ônibus e até uma carona, para chegar em Calcata! Mas certamente há maneiras mais fáceis de chegar em Calcata. Ou não.

Não, não é longe de Roma, está a apenas 40 km, mas sem carro, dá um pouquinho de trabalho chegar!! Mas posso dizer: valeu cada sobe e desce! Calcata é mágica!!





Calcata é uma pequena Comune, com um centro histórico medieval, dos mais conservados na Itália, mesmo tendo sido abandonado logo depois da Primeira Guerra Mundial. Nos anos 70 começou a chegar gente de vários lugares de Roma e do mundo! Escritores, músicos, poetas, artesãos, se mudaram prá Calcata, por puro encantamento e vivem e trabalham com arte até hoje. Por isso ela conhecida como "A cidade dos artistas".


Cheguamos às 10h e ao  atravessar a porta da cidade, alguns artesãos estavam começando a montar suas barraquinhas em frente à Igreja. Começamos a desvendar as ruas do Borgo, ruazinhas que parecem labirintos e que sempre terminam numa vista linda da mata que rodeia a montanha, até lembra a Mata Atlântica, no Brasil. Essa área natural, faz parte do Parco Valle del Treja.




Começamos pelo ateliê de máscaras de papel marchè e artigos de couro. Onde você pode encontrar um ateliê de arte medieval?? E um outro, de rosas de cera, lindas e perfumadas?! Em Calcata!!!



Há também um pequeno Museu de Arte Contadina, com vários equipamentos usados pelos agricultores de Calcata e seu entorno. O Museu funciona dentro de uma antiga igreja.
Muitos ateliês e artistas, surgem perto do meio dia, antes desse horário poucos turistas visitam a cidade, a maioria das pessoas que estavam lá eram italianos, talvez romanos.
 O cheiro de comida saborosa faz a gente lembrar de que já é quase hora do almoço.






Calcata oferece algumas opções de pequenos restaurantes, alguns bem charmosos. Contei uns sete restaurantes, além de alguns fornos, onde é possível comprar algo quente para comer.
Antes do almoço, passamos no Rock Bar que tem um mirante lindo pra mata, para tomar uma taça de Prosecco. Que vista!!


Na hora do almoço, Calcata, se transforma, chega muita gente e turistas. Por isso, quem não tiver feito reserva, pode ficar sem almoço. A dica é fazer a reserva, assim que você chegar e depois fazer o passeio. Fiz reserva em um restaurante, numa linda pracinha e perto das 13h, estava aberto e fomos almoçar. Como tudo lá é muito pequeno, familiar, o almoço ia ser bem demorado e resolvi, comer algo mais rápido, na rua principal. Vou ter que voltar, com certeza, para aproveitar melhor a gastronomia de Calcata.


Continuamos a caminhar, depois sentamos em frente à Igreja, vendo o vai e vem das pessoas, crianças brincando... a vida passa lentamente em Calcata!


O ônibus que nos levaria de volta à estação de trem, só passaria às 17h e por isso, ficamos curtindo o restinho de tempo, descobrindo casa viela da cidade. De repente, uma vontade de comer um doce e eis que encontramos um tiramisu delicioso perto da Igreja. Como é bom adoçar a vida!!!

Mas a vida já é tão doce e mágica em
Calcata!!!

Como chegar: Tram 2 (saí da Piazza del Popolo) até a Estação Saxa Rubra e lá pegar o ônibus para Calcata. Saída às 9h da manhã, é bom confirmar antes em algum aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário