terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Deixe-se levar pelos sentidos

Seja em uma viagem curta ou em uma temporada em Roma, conhecer os sabores dos vinhos e da gastronomia italiana deve fazer parte da sua experiência na cidade! Você pre-ci-sa conhecer esses sabores, que ficarão registrados pela sua memória para toda a vida!

No final de Novembro, fui convidada para uma degustação de vinhos e jantar, conduzida por um Sommelier apaixonado pelo seu trabalho, proprietário de uma das Rosticeries mais tradicionais de Roma, onde você pode encontrar os melhores produtos made in Italia!

Fui uma das primeiras à chegar, faltando pouco para às 20h. Uma sala aconchegante e casual, em Campo di Fiori, com as paredes repletas de garrafas de vinhos, livros, mapas na parede e uma mesa em forma de U, para receber até 15 pessoas.


Nesta noite éramos apenas 8 pessoas inclusive, acreditem, um brasileiro muito apreciador de vinhos veio da Árabia Saudita participar dessa experiência e sentou-se ao meu lado. Os outros participantes, eram casais da Irlanda, Califórnia/Austrália e China.

Começamos com um Prosecco e em seguida, 7 vinhos de diferentes regiões da Itália, cada um servido com uma iguaria italiana, queijos variados, depois salames, uma massa típica romana, terminando com um delicioso Tiramissú e um vinho doce, para acompanhar.

Ao iniciar a degustação dos vinhos, um conselho, quase sagrado, de quem entende tudo de vinhos:

"Esqueça a mente, a razão. Agora deixe-se levar pelos sentidos."

E assim, por quase 3 horas, Alessandro Pepe vai nos guiando por uma jornada sensorial pela Itália numa conversa interessante e animada com seus hóspedes.


O meu vinho preferido da noite, foi o Cannonau da Sardenha, tinto, maravilhoso, acompanhado da pasta all'Amatriciana, uma combinação perfeita!



O vinho Barolo, do Norte da Italia, é sem dúvida, o mais conhecido e também apreciado. Servido com Prosciuto San Daniele 29 meses (!!!) e Parmiggiano Reggiano 48 meses (!!!), é perfeito!!

Não menos famoso, o Brunello de Montalcino, toscano, sempre cai bem, e se for acompanhado de capocollo di Cinta senese, uma raça de porco de cor negra, melhor ainda!

Enfim, uma noite para ficar na memória dos nossos sentidos.


Quer participar dessa experiência também?! Você pode reservar diretamente aqui, na sessão Passeios - Tour Wine & Food. O valor é 70 Euros por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário