quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pedalando pelos muros de Roma!

Procurando por passeio de bike em Roma, encontrei uma saída em grupo pelos Muros Aurelianos, num belo domingo de primavera! 

Os muros aurelianos foram construídos pelo Imperador Aureliano, entre 270 e 275 d.C para defender Roma de possíveis invasões bárbaras. Representava um perímetro de segurança para os romanos. Até hoje é possível ver parte desses muros pela cidade. Seu traçado hoje é de 12,5 km em bom estado de conservação, na maior parte dos trechos. No passado, eram 19 km, de muralha, protegendo Roma.
O encontro com o grupo foi às 10h15 no Parco Tor Fiscale, onde nunca havia ido antes.

Peguei a Linha A do Metrô e desci na Estação Arco de Travertino, caminhei uns 500m e cheguei ao Parque.

Fomos recepcionados pelo pessoal das bikes, que nos ajudaram com as bicicletas e fones de ouvido, assim, poderíamos ouvir tudo que o Guia explicava. O grupo foi chegando e perto das 11h, começamos o passeio: bikes à postos, água, Guia e ciclistas e lá fomos nós, pedalar por um museu à céu aberto! Sem capacete, como a maioria dos passeios de bike em Roma... Acho um pouco estranho não incluírem capacetes para a segurança, mesmo assim, partimos!

Parco Tor Fiscale
Parco Tor Fiscale
Parco Tor Fiscale
Parco della Caffarella
O percurso tem aproximadamente 12 km, começa em direção ao Parque Regional da Appia Antica, uma área natural de 3.296 ha, que inclui o Parco Tor Fiscale, Parque degli Aquedotti, o Valle della Cafarella, as tumbas da Via Latina, ou seja, é um grande pulmão verde de Roma! Entramos no Parque e seguimos pela ciclovia, chegando próximo à Via Appia Antica. Paramos num bar para tomar um café e usar o banheiro e seguimos nossa pedalada. Muuuuita gente passeando de bike, chegando e saindo do Parque! A maioria, moradores de Roma, já que ainda não começou a alta temporada por aqui.

Pit stop
Seguimos em direção ao Muro Aureliano, começando uma volta gigante por ele e observando algumas de suas portas, que davam acesso à Roma antiga. Passamos pela Porta San Sebastiano, Porta Metronia e Porta Latina.

Le mure Aureliane
Nas ruas de Roma
Porta Metronea
Mari e a Porta Latina
Porta Latina
Porta San Sebastiano
Porta San Sebastiano
Porta San Sebastiano
Na Porta San Sebastiano, está localizado o Museu delle Mure, com entrada grátis, de onde você tem uma visão privilegiada do Muro. Veja o vídeo abaixo.

Outro trecho interessante são as Termas de Caracalla, construída pelo Imperador Caracalla, entre 212 e 217 d.C. Essas termas eram as mais suntuosas da capital do Império Romano, destina aos moradores das regiões mais próxima, sendo que os de classe social mais alta frequentavam as Termas de Agrippa, de Nero, principalmente as de Traiano.Suas ruínas, são gigantes, demostrando a grandezza dessas Termas, superadas em tamanho, apenas pelas Termas de Diocleciano.

Termas de Caracalla
Termas de Caracalla
As Termas é um dos sítios arqueológicos mais visitados de Roma, juntamente com o Mausóleo de Cecilia Matella e a villa dei Quintili, que também vimos durante o percurso.

Parco Appia Antica
Parco Appia Antica
Circo di Masenzio
Chiesa di San Nicola
Tomba di Cecilia Metella
Tomba di Cecilia Metella
Via Appia Antica
No retorno ao Parque da Via Appia Antica, cruzamos com um pessoal vestido como soldados romanos, gladiadores, sei lá... foi algo surreal!! Depois me lembrei de ter passado por uma placa da Escola de Gladiadores de Roma.

Soldados Romanos
Soldados Romanos
Depois de ver tudo isso, pedalamos por um pequeno trecho da Via Appia Antica original, retornando ao Parco Tor Fiscale.

Adoreiii esse pedal! E qualquer pessoa que costuma pedalar consegue fazer tranquilamente!

Ficou com vontade de fazer esse tour? Entre em contato pela nossa página do Facebook


Para saber mais:

www.parcoappiaantica.it/it/index.asp
www.notfortouristrome.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário