segunda-feira, 20 de abril de 2015

Os italianos e os mercados

Os italianos tem por hábito comprar alimentos frescos, da estação e sem desperdício, por isso, fazem compras quase que diárias no mercado do bairro. Ninguém faz uma compra grande, tipo, mensal, como costumamos fazer no Brasil. As pessoas vão às compras à pé, pois nos mercados não tem estacionamento e encontrar uma vaga na rua, é superrrr difícil. As senhoras costumam usar um carrinho, que parece uma sacola com rodinhas. 

Moro próxima ao Mercato Rionale di Calvi, é lá que compro verduras e frutas de vez em quando. Os preços estão iguais do Brasil e sempre tem algumas ofertas, como pacotes com legumes já cortados e lavados a 1 Euro.

Os mercados daqui, além de alimentos frescos, vendem um pouco de tudo, coisas para casa, roupas e sapatos, pizzas, frios, etc. Alguns mercados são gigantes (Vittorio Emanuelle), alguns bem antigos, outros estão de cara nova, como esse de Monteverde e Testaccio.

O Nuovo Mercato di Testaccio, virou point gourmet, aos sábados, os corredores ficam lotados, todo mundo comendo um panino gourmet, tomando uma taça de vinho, encontrando os amigos, colocando o papo em dia.

Eu adoro ir a mercados, prá mim é uma diversão ver todo o colorido das bancas, descobrir novos sabores, bater um papinho com as pessoas e depois, preparar algo bem gostoso com as compras!
Com certeza, vou frequentar esse Mercato muitas vezes, durante as 4 estações!


dia-a-dia, mercado, mangiare, roma, itália,









Nenhum comentário:

Postar um comentário