sábado, 18 de abril de 2015

O museu público mais antigo do mundo

O primeiro domingo do mês é dia de vários museus grátis em Roma! Este mês (abril), o primeiro domingo caiu na Páscoa. Existe um ditado aqui na Itália que diz "Natale con sole, Pasqua con carbone", que quer dizer, se no Natal faz sol, na Páscoa precisa de carvão para a lareira. Dito e feito! Que dia frio e chuvoso!

Mas depois que a chuva passou, me animei e fui conhecer os Museus Capitolinos. Chegando lá, parecia que a fila estava pequena. Só que não... Foram 2 horas de espera e quando cheguei na Bilheteria, nada de ingresso free, só os residentes em Roma entravam sem pagar. Como tenho a identidade italiana paguei o preço com desconto, 8 Euros.

Mas o que tem de interessante nos Museus Capitolinos?! Tudo!!!

É o museu público mais antigo do mundo!! Segundo o site do museu, ele data de 1471, quando o Papa Sisto IV doou ao povo romano um grupo de estátuas de bronze conservadas até então no Laterão, que era o núcleo inicial de coleção. Depois as coleções foram ampliadas por outros pontífices com obras provenientes de escavações de Roma, do Vaticano o adquiridas pelo próprio museu.

No século XVIII, Benedetto XIV fundou a Pinacoteca, com obras de pintores de várias regiões da Itália, Ferrara, Veneto, Bolonha, etc.



Musei Capitolini
Ver a loba capitolina, já vale a visita! Quem não se lembra da lenda, que diz que foi uma loba que salvou, nas margens do Rio Tevere, os gêmeos Romolo e Remo?! A escultura prende o olhar dos visitantes por minutos, é muito interessante vê-la de perto e ela é muito maior do que eu imaginava! 

Loba Capitolina
Os Museus Capitolinos, são um complexo de vários Palazzos: Palazzo dei Conservatori, à direita da Piazza del Campidoglio, o Palazzo Nuovo, à esquerda, o Tabulararium ao fundo da Piazza, hoje Palazzo dei Senatori, sede do Governo Municipal de Roma.
No primeiro andar do Palazzo dei Conservatori, está a Esedra de Marco Aurélio com sua estátua equestre, templo de  Júpiter, etc.



Estátua equestre de Marco Aurélio

No segundo andar,  encontra-se a Pinacoteca Capitolina, com obras de Caravaggio, a Sala di Pietro di Cortona, com a tela Rapto das Sabinas, o episódio lendário das aulas de história, que conta que os primeiros romanos raptaram as mulheres Sabinas, pois em Roma faltavam mulheres. Os Sabinos não queriam deixar suas filhas se casarem com os romanos, por medo de formarem uma nação rival. Mas os romanos não tiveram dúvidas em raptá-las durante um evento organizado por Romolo. Depois de muitas disputas, os Sabinos e Romanos entraram em acordo, e o rei sabino Tito Tácio passou a governar Roma junto com Romolo.

O rapto das Sabinas

Caravaggio

Do Palazzo Clementino-Cafarelli, uma coleção de moedas , medalhas e pedras preciosas, além de uma terrazza panorâmica com uma vista linda de Roma.

Roma vista do terraço
No átrio, você encontra um Constantino gigante.

Constantino

Aos pés de Constantino
Unindo o Palazzo dei Conservatori ao Palazzo Nuovo, uma galeria subterrânea, a Galleria Lapidaria conduz ao Tabularium, de onde se tem uma vista privilegiada do Foro Romano.

Galeria Lapidária
Foro Romano visto do Tabularium
Já do outro lado, no Palazzo Nuovo, você vai encontrar as estátuas de Galata Morente, Eros e Psiquê, a Sala dos Imperadores, a Venere Capitolina e muitos outros personagens da Mitologia Grega.

Palazzo Nuovo

Galata Morente

Galata Morente

Vênus Capitolina

Eros e Psique
Marforio e eu
Resumindo, os Musei Capitolini são fantásticos! Reserve uma tarde para aproveitá-los ao máximo. E lembre-se sempre de consultar o folheto que vem junto com o ingresso, pois ajuda muito!

Veja também o filme:



Para saber mais: www.museicapitolini.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário